Paraty360 - Fotos 360 de Paraty



 
 
MENU
Página inicial
alambiques
ateliers
bares
cachoeiras
casas
embarcacoes
escunas
igrejas
ilhas
marinas
operadoras-de-mergulho
pousadas
restaurantes
saveiros
 

Cachaça Pedra Branca





Conteúdo: O sítio Pedra Branca está localizado em uma das mais belas regiões de Paraty, o vale da Pedra Branca. Região de natureza preservada, de belas cachoeiras e vistas para o mar e para a serra. O sítio é cortado pela trilha da estrada da patrulha, trecho do antigo caminho do ouro, numa região de antigas fazendas produtoras de cachaça. É neste ambiente de história e cultura, envolta pela mata atlântica e apreciando a beleza da baía de Paraty que nasce a cachaça Pedra Branca, a mais nova tradição de Paraty

Aberto para visitação, degustação e vendas das 09h00 às 17h00

Estrada da Pedra Branca, km 01, Ponte Branca
Paraty / RJ - Tel.: (24) 7835-4065 / ID: 83*341888

Desde criança, Lúcio, produtor da cachaça Pedra Branca, ouvia de seus avôs histórias sobre as fazendas de Paraty e seus produtos típicos como o melado, a farinha, as goiabadas, bananadas, o manuê de bacia, a queijadinha, o massapão e a cachaça entre outros, produtos que seus pais, avós e tios ainda faziam em alegres encontros familiares que marcaram sua infância. Já adolescente Lúcio participa com seus amigos de sala da feira de ciências do colégio CEMBRA onde o grupo faz um trabalho de destilação de cachaça em laboratório, o vinho fermentado era buscado nos engenhos e fazia-se a destilação durante a feira. Este trabalho aumentou ainda mais o fascínio pela produção da bebida e, junto com seus primos, visitava os engenhos da cachaça Corisco (de propriedade de seu tio avô Aníbal Gama), da cachaça Fim de Século na fazenda do rio dos meros e da cachaça da fazenda Murycana na estrada da pedra branca, sempre seguidos de deliciosos banhos de cachoeira.

Após passar 15 anos morando no Rio de Janeiro, onde estudou, se formou em engenharia civil e se casou, Lúcio retorna à Paraty com sua esposa para trabalhar como engenheiro. Ao retornar, voltou a ter contato com a cachaça através de seus primos que possuem belas cachaçarias no centro histórico da cidade e produzem a cachaça Paratiana.

Incentivado por sua esposa, seus pais e seus primos, Lúcio participa de um fórum DLIS sobre cachaça em Paraty e conhece um consultor do SEBRAE-RJ, com quem elabora um projeto para montagem de seu próprio alambique. Durante seis anos Lúcio trabalha no desenvolvimento do projeto e, paralelamente, participa da diretoria da APACAP (Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça Artesanal de Paraty), onde faz novos amigos no ramo e participa dos trabalhos para reconhecimento da Indicação Geográfica da cachaça de Paraty. No final de 2009 a instalação dos equipamentos é finalizada e inicia-se a produção da cachaça Pedra Branca.


Endereço: Estrada da Pedra Branca, km 1


Telefone: (24) 7835-4065


Website: ver endereço do website


E-mail: ver e-mail de contato


Tags:




Paraty360 é um guia de turismo especializado para planejamento, pesquisa e fornecimento de informações relacionadas com viagens em Paraty. Antes de realizar reservas, confirme as informações aqui existentes com os estabelecimentos mencionados. Todos os nomes de estabelecimentosas e suas marcas registradas são de propriedade de seus respectivos proprietários.

 

 
Paraty360° - www.paraty360.com.br - Imagens imersivas de Paraty - RJ - Brasil - Paraty360 - pousadas - restaurantes