Paraty360 - Fotos 360 de Paraty



 
 
MENU
Página inicial
alambiques
ateliers
bares
cachoeiras
casas
embarcacoes
escunas
igrejas
ilhas
marinas
operadoras-de-mergulho
pousadas
restaurantes
saveiros
 

Igreja de Santa Rita de Cássia


É um dos mais famosos, se não o mais famoso cartão postal da cidade de Paraty.


Conteúdo: É um dos mais famosos, se não o mais famoso cartão postal da cidade de Paraty. O conjunto, que além da igreja é composto por um consistório, sacristia, cemitério e pátio ajardinado, é tombado pelo IPHAN desde 1952. Entre os anos de 1967 e 1976 foram realizadas restaurações e o prédio passou em 1976 a abrigar o Museu de Arte Sacra de Paraty.

O templo, considerado uma igreja barroca (apesar de não apresentar a ornamentação profusa e rebuscada comum neste estilo), foi erguida em pedra e cal pela Irmandade de Santa Rita dos Pardos Libertos em 1722 em louvor ao Menino Jesus, Santa Rita e a Santa Quitéria. Manoel Braz Cordeiro era o vigário na época. Em estilo jesuítico típico do período colonial, a fachada apresenta pilastras em cantaria, com frontão curvilíneo, portas de madeira talhada e trabalhos em ferro nas 3 sacadas do coro, que por sua vez localiza-se acima da nave em sua parte frontal. O acesso ao coro é feito pela escada do campanário. A torre sineira (campanário) possui em seu topo um galo de grimpa em cobre. A capela-mor, ao fundo, está separada da nave por um arco cruzeiro entre os dois altares.

A Igreja de Santa Rita foi erguida para ser frequentada pelos pardos (mulatos) de Paraty. Durante o Brasil Colônia (século VVIII) as igrejas atendiam especificamente a determinados grupos e classes sociais. A Igreja de Nossa Senhora das Dores era frequentada pelos brancos da elite; a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios destinava-se aos brancos mais populares; a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito atendia aos negros.

Ainda no século XVIII a Igreja de Santa Rita foi reformada e ampliada para que fosse utilizada como igreja matriz da cidade, devido ao precário estado de conservação da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e à crescente população de Paraty.

A tradicional Festa de Santa Rita de Cássia ocorre entre os dias 11 e 20 de julho desde a fundação da igreja, quando ocorrem procissões, ladaínhas, missas, cânticos e outras festividades relacionadas ao evento religioso.


Tags: igreja de santa rita, escravos, mulatos, igrejas de paraty, santa rita, festa, festa religiosa, história, ponto turístico, museu




Paraty360 é um guia de turismo especializado para planejamento, pesquisa e fornecimento de informações relacionadas com viagens em Paraty. Antes de realizar reservas, confirme as informações aqui existentes com os estabelecimentos mencionados. Todos os nomes de estabelecimentosas e suas marcas registradas são de propriedade de seus respectivos proprietários.

 

 
Paraty360° - www.paraty360.com.br - Imagens imersivas de Paraty - RJ - Brasil - Paraty360 - pousadas - restaurantes